Rio do Sul é a capital do Alto Vale do Itajaí, região importante de SC, movimentada por suas várias confecções, principalmente de jeans (algumas marcas agora conhecidas nacionalmente). Como toda cidade pequena, é uma cidade ainda segura, onde a gente sai e deixa a porta encostada e as janelas abertas.
Seguindo o exemplo de várias cidades catarinenses, Rio do Sul tb tem sua festa típica.
De 10 a 13/set a cidade comemora a sua XX Kegelfest (ou Festa Nacional do Bolão) com shows, comidinhas e até uma tenda eletrônica com Djs.
Uma das atrações da cidade é a sua Igreja Matriz, que lembra muitas igrejas da Itália, e foi construída em estilo neo-gótico, concluída em 1957.
Hoje em dia eu consigo ir no máximo 3 vezes por ano a Rio do Sul. Eu gosto de ir pra lá tanto no inverno - com a neblina cobrindo a cidade até meio-dia, quanto no verão - com seu calor úmido que vem do rio que corta a cidade. Esse rio é o Itajai-Açú, que tem sua nascente em Rio do Sul e depois vai desembocar no mar lá em Itajaí... Muitas pessoas vem nos finais-de-semana pra praticar rafting, rapel e outros esportes radicais. A região tem lugares ideais para isso!
Minhas idas a Rio do Sul têm cheiro de banho de cachoeira e comida caseira feita no fogão a lenha por minha madrasta ao som da viola de meu pai tocando música caipira... Apesar de ser uma cidade com não tantos atrativos como muitas cidades que já conheci mundo afora, Rio do Sul ainda é um lugar que eu gosto muito de voltar... amanhã por essas horas estarei lá novamente... ouvindo meu pai cantar "Chalana", "Índia" e relembrando o quanto foi importante crescer no interior, com seus valores e referências tão diferentes das que vimos hoje nas capitais...
Quem um dia estiver de passagem ou visitar minha cidade natal, não deixe de me deixar um recadinho...