Essa é para as meninas que acompanham meu blog (e para os meninos repassarem para as amigas tb)!
Outubro é o mês de um movimento realizado em todo o mundo para a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Esse movimento se chama "Outubro Rosa". O nome remete à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
O movimento consiste em iluminar de rosa monumentos, locais públicos, ruas, vitrines do comércio e outros equipamentos, para sensibilizar a sociedade sobre a importância do exame periódico de mamografia, diagnóstico precoce, tratamento adequado e reabilitação do câncer de mama.
Para ajudar na divulgação, as blogueiras (os) também estão reunidas em prol do movimento.
Aqui no PR, o movimento teve início em 2005 com o projeto "Vamos vestir Curitiba de cor-de-rosa", que evoluiu para o projeto "Vamos vestir o Paraná de cor-de-rosa" e serviu de base para a lei estadual que desenvolve ações de prevenção nos municípios paranaenses.
Neste ano, em Curitiba, a estufa do Jardim Botânico está cor-de-rosa para marcar o "Outubro Rosa", promovido aqui pelo Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol), com apoio da Prefeitura.
foto: Joel Rocha/SCMS
Eu, que tenho histórico de câncer de mama na família e faço meus check-ups todo ano no mês de junho, já fiz nesse ano a mamografia.
E você????
Se você não tiver um plano de saúde e morar aqui em Curitiba, o programa "Mulher Curitibana" realiza gratuitamente a mamografia. Basta procurar a unidade de sáude mais próxima de sua residência, fazer a avaliação clínica periódica e os exames que o médico requisitar.
O importante é não se descuidar!!!
E para finalizar, aqui vão 8 dicas do "Fred Hutchinson Cancer Research Center" para prevenir o câncer de mama:
01 — Evite o excesso de peso
A obesidade aumenta o risco de câncer de mama após a menopausa, quando o câncer de mama ocorre com maior frequência. Evitar ganhar peso progressivamente. Tente manter um índice de massa corporal inferior a 25.
02 — Tenha uma alimentação saudável
Abrace uma dieta rica em vegetais e frutas e pobre em bebidas com açúcar, carboidratos refinados e alimentos gordurosos. Coma proteína magra, como peito de frango ou peixe e consuma carne vermelha com moderação. Coma mais grãos integrais. Prefira os óleos vegetais aos de gorduras animais.
03 — Mantenha-se fisicamente ativo
Pesquisas sugerem que o aumento da atividade física, mesmo quando iniciado mais tarde na vida, reduz o risco de câncer de mama de 10% a 30%. É preciso um exercício moderado, como caminhar 30 minutos, cinco dias por semana para conseguir esse efeito protetor.
04 — Beber pouco ou nenhum álcool
O uso de álcool está associado ao aumento do risco de câncer de mama. As mulheres devem limitar a ingestão.
05 — Evite a terapia de reposição hormonal
A terapia de reposição hormonal aumenta o risco de câncer de mama. Se você deve tomar hormônios para controlar os sintomas da menopausa, evite aqueles que contêm progesterona e limite o uso a menos de três anos. Hormônios bioidênticos, cremes hormonais e géis não são mais seguros do que os hormônios da prescrição e também devem ser evitados.
06 — Considere tomar um medicamento bloqueador de hormônios
Mulheres com história familiar de câncer de mama ou que tenham mais de 60 anos devem conversar com seu médico sobre os prós e contras de drogas que bloqueiam hormônios como o tamoxifeno e o raloxifeno.
07 — Não fume
Estudos garantem que fumar a longo prazo aumenta o risco de câncer de mama em algumas mulheres. Busque ajuda para largar o vício se for necessário.
08 — Amamente durante o maior tempo possível
Mulheres que amamentam seus bebês por pelo menos um ano têm um risco reduzido de desenvolver câncer de mama mais tarde.
Bj grande e cuidem-se sempre,
Simone Borth